O Estudante – 1×01: Piloto [Series Premiere]

250 0

1

Baseada no livro de Adelaide Carraro, O Estudante é uma obra-prima. A série mescla um cuidadoso trabalho com a parte técnica a um enredo sensível e envolvente. O impecável tratamento de som e imagem aliado ao virtuoso time de dubladores compõe o drama de Aaron Braun, um jovem garoto que vê sua família desmoronar após a morte de seu querido irmão, Adam.

“Cinza. É o que eu vejo e respiro o tempo todo”. A frase dita por Aaron é a síntese da premiere – a qual o cinza paira sobre as vidas de toda a família Braun. E por cinza, leia-se dor, tortura, sofrimento, angústia, remorso, pesar. O tocante diálogo entre o perturbado rapaz e seu motorista nos introduz, de forma discreta e subjetiva, ao universo do Estudante.7

Abalado e sem perspectivas para continuar, Aaron recorre à sua última tentativa: Sophie Newberry, uma famosa e renomada escritora. A dupla tem uma sintonia impressionante e consegue passar toda a atmosfera de ternura e compaixão a quem assiste. De forma equilibrada e prudente, ela o ampara em meio aos seus conflitos internos.

Eis que nos é apresentado o clímax do episódio: em uma singela e notável sequência, deixamos de medir a história aos olhos daqueles ao redor do aulista para acompanhar um relato em primeira pessoa. Através do próprio Aaron, começamos a entender um pouco mais do que se trata todo o fel que a morte de Adam trouxe à vida daqueles que o amavam. Seu pai se culpa por algo que não deveria e sua mãe se encontra internada em uma casa de saúde.

8

Dito isso, abro parênteses para destacar algo que incomodou um pouco na edição – mais especificamente, entre Aaron e Sophie, na cozinha de sua casa. Certos cortes ficaram um tanto bruscos e não casaram com a suavidade que a cena pedia. Além disso, aprecio utilizar ângulos inclinados, mas eles também foram um ponto negativo. Esse tipo de escolha se dá melhor em situações de ação/movimento ou até mesmo calmas, mas com um tom maior de tensão, o que não foi o caso. Não quer dizer que não devem ser usados, apenas cuidado para não exagerar. No entanto, isso é só um detalhe que pode ser melhorado e não anula, de maneira alguma, o resultado geral.

Com isso, O Estudante já mostra a que veio e prova que tem potencial para fazer muito sucesso. O piloto foi introduzido de modo adequado: o carisma do protagonista gera interesse pela narrativa, que é contada de maneira clara e direta por meio de artifícios que comprovam sua relevância. Somos obrigados a criar um vínculo com Aaron e nos sentimos estimulados a desvendar as origens do que realmente teria provocado a sua ruína e a de seus entes queridos.

“E por isso, de fato… pra contar a minha história, eu preciso contar a dele.”.

9

Confira!

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Roteiro 100%
Filmagem 100%
Edição 95%
Trilha Sonora 100%
Entretenimento 95%
98%
Readers Rating 97%
5 votes

About The Author

Vicente conheceu a franquia The Sims a partir da terceira geração e em 2012 descobriu a mais famosa comunidade do orkut voltada para vídeos feitos com o jogo. Sempre muito interessado nas produções dos outros diretores, resolveu criar a sua própria, Destinos Cruzados. Além de também já ter feito participações como dublador, é bastante dedicado, responsável e disposto a ajudar com o que estiver ao seu alcance sobre o jogo sempre que possível.