Entendendo o Termo “Machinima”

1004 0
Jr

Em meio ao nosso contexto existe um termo importante: machinima. Percebo que algumas pessoas ainda desconhecem e/ou não entendem seu significado, portanto esta postagem terá um caráter mais informativo. É algo bem simples e básico que agora ficará claro para todos (assim espero).

Machinima é toda e qualquer produção feita a partir de ferramentas que um determinado jogo oferece. Nesse caso obviamente utilizamos o The Sims, através de máquinas domésticas. O contrário do que se vê em filmes animados para o cinema, onde são usados programas profissionais de computação gráfica capazes de recriar o visual do mundo real através de procedimentos complexos. 

Diz-se que o primeiro filme que ajudou a popularizar o movimento chamava-se “Diary of a Camper” criado em 1996 através do jogo Quake por um grupo de jogadores auto-intitulados como  “The Rangers”. Tratou-se basicamente de uma ocasião em que um acampamento era invadido por inimigos. 

Embora seja bem primitivo e não tenha relação com The Sims, é interessante compartilhá-lo para que se tenha uma melhor noção acerca da história da palavra que define a produção de vídeos por meio de videogames.

Aproximadamente 10 anos depois a criação de machinimas tornou-se popular no Brasil com séries criadas em jogos como Super Mario 64 e com o que utilizamos, por intermédio do lançamento do The Sims 2. A partir da segunda geração do jogo foi introduzida a função de gravação e com isso começaram a surgir as mais variadas produções símicas. Uma delas é a série “O Coelho Maldito” que conquistou uma legião de fãs pela chocante história do coelho assassino que aterroriza os moradores de Belavista. Recentemente foi lançado o 12º capítulo da segunda temporada e está em clima de reta final.

Para The Sims 3, podemos citar como exemplo que uma das primeiras machinimas a ter destaque considerável foi “Hard Candy”. Trata-se de Hard, uma garota que se sente excluída socialmente e resolve se vingar pregando constantes peças em todos que já lhe humilharam de alguma forma, os quais ela se refere como falsos. Já finalizada após duas temporadas.

Resumindo, toda e qualquer produção feita a partir de um jogo é considerada machinima. Então podem usar o termo sem medo em seus vídeos! Isso é tudo, espero que tenham gostado, até a próxima e não se esqueçam de comentar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Vicente conheceu a franquia The Sims a partir da terceira geração e em 2012 descobriu a mais famosa comunidade do orkut voltada para vídeos feitos com o jogo. Sempre muito interessado nas produções dos outros diretores, resolveu criar a sua própria, Destinos Cruzados. Além de também já ter feito participações como dublador, é bastante dedicado, responsável e disposto a ajudar com o que estiver ao seu alcance sobre o jogo sempre que possível.