Edição de Vídeo Básica Com o Corel Videostudio

1391 2

Quando o assunto é produções com The Sims, um dos pontos mais importantes é a edição de vídeo. Não adianta filmar bem, ter boas dublagens, boa trilha sonora, e não saber fazer uma boa edição – dessa forma as demais qualidades da produção acabam sendo diminuídas. Quando eu entrei no mundo dos Machinimas eu não tinha a menor ideia de como fazer uma boa edição. Mesmo sem saber nada, a primeira coisa que fiz foi procurar um editor que fosse fácil de mexer, pois eu era um inciante, mas que também fosse bom. E foi isso que eu encontrei no Corel Videostudio. Por isso vou compartilhar com vocês o básico da edição utilizando esse programa.

videostudio

O Videostudio tem uma interface bem simples e bonita. Ao abri-lo você verá a linha do tempo, onde você vai trabalhar; a tela, onde será exibido o seu vídeo; e o espaço ao lado é a sua biblioteca, onde se ficará todo seu material (vídeos, áudios, fotos, etc). Você tem duas opções para começar: arrastar todo o seu material de trabalho para a biblioteca, pra depois ir passando pra linha do tempo; ou ir colocando cada coisa diretamente na linha do tempo conforme você for usando. Eu utilizo a segunda, assim minha biblioteca não fica lotada.

videostudio1

Você deve, então, ir colocando todo seu material na linha do tempo, na ordem em que a cena vai ocorrer. Geralmente você não vai precisar, por exemplo, usar o vídeo todo (as vezes ele é maior que a fala, tem algum trecho pausado, etc), então para cortar partes do vídeo você tem duas opções: utilizar a ferramenta da tesoura (1) ou utilizar o Mark-in/Mark-out (2). Em ambos você terá que que clicar com o cursor do mouse no momento que você quer cortar o vídeo, porém a tesoura vai apenas dividi-lo em dois.

No caso da outra ferramenta, se você quer usar o vídeo a partir de um determinado momento, e tudo que estiver antes puder ser excluído, então clique onde você quer que comece, mantenha o vídeo selecionado, e clique em Mark-in. Tudo que estiver antes do momento marcado irá ser apagado. O mesmo vale para o Mark-out, porém você vai escolher onde quer que o vídeo termine, e vai sumir o que estiver depois. As mesmas ferramentas podem ser usadas para qualquer outro tipo de mídia, como áudio e texto. Você pode utilizar o campo de tempo que se encontra abaixo deles para escolher um momento específico do vídeo, podendo passar por milésimos de segundos. É importante saber cortar no momento exato para que o vídeo tenha uma boa sincronia com a dublagem. O terceiro item veremos a seguir.

videostudio3

Ao selecionar um vídeo ou áudio da linha do tempo, você pode clicar em “Options” (3), e irão se abrir algumas opções. Veremos agora apenas as opções básicas, que são respectivamente o volume, mute e fade (4). Na opção de volume você pode escolher a altura do som do vídeo ou do áudio na linha do tempo. O valor padrão é 100, mas pode variar de 0 a 500. A segunda opção é apenas o mute, ou seja, se você clicar nela o vídeo ficará sem som. A terceira ferramenta é o fade, que tem duas opções: fade-in e fade-out, sendo que se você clicar na primeira o áudio vai começar do zero e ir aumentando aos poucos, e na segunda ele vai terminando aos poucos até o zero. Você pode selecionar os dois ao mesmo tempo também.

videostudio4

Outra ferramenta muito boa que o Corel Videostudio oferece é a de transições. Elas são muito usadas em passagens de cenas, como flashbacks, ou simples mudanças com a cena ficando preta. Para utilizar as transições, basta que você arrasta o início de um vídeo sobre o final do outro. Você vai ver que eles vão ficar mesclados, e automaticamente o Videostudio irá escolher uma transição aleatória. Basta ir na biblioteca de transições (5), e você verá os mais diversos tipos delas. Escolha uma de sua preferência e arraste para o trecho mesclado dos vídeos. Voilà, estará tudo feito! Só tenha atenção para não escolherem transições muito exageradas apenas porque tem um efeito legal, tenha bom senso nessa hora.

O Videostudio também dispõe de diversos efeitos de vídeo, que apesar de estarem longe de serem os melhores podem ter alguma utilidade. Para usa-los basta abrir a aba “FX” (a terceira abaixo das transições), e você verá vários efeitos. Basta arrastar algum deles para qualquer um dos seus vídeos e depois dar play para ver como ficou. Nem todo efeito fica legal em uma produção, então muito cuidado com efeitos que deixem o vídeo muito claro, brilhoso, escuro, saturado, e etc.

videostudio5 videostudio6

Se você precisar utilizar textos, como legendas, o editor também tem uma boa ferramenta para isso. Basta você abrir a biblioteca de textos (6), e você verá uma infinidade deles prontos, com os mais diversos estilos e animações. Você pode escolher qualquer um deles e arrastar para a linha do tempo, no campo de texto, e depois dar dois cliques em cima dele. Você verá que as opções foram abertas, e nessa aba Edit, você poderá escolher a fonte, o tamanho, cor  e outras coisas.

Ao lado há a aba Attribute, que contem todas as animações de texto. Se você quer o texto sem animação, então desmarque a caixa “Apply”. Se você quer animações, pode escolher entre todas as disponíveis na caixa abaixo. Para legendas o ideal é não utilizar efeitos, ela deve apenas aparecer e sumir, até mesmo sem fade. Opte por cores como amarelo ou branco, que são padrões para legendas. Mas claro, são apenas dicas, tudo fica ao seu critério.

videostudio7

Por fim, vamos salvar o vídeo. O primeiro passo é clicar em “Share”, lá no alto do programa. Uma tela com diversos formatos irá se abrir, e você deve escolher um deles. Em seguida você deverá escolher entre as diversas resoluções de vídeo em “Profile”, dar um nome pro arquivo em “File name” e escolher uma pasta para salva-lo em “File location” (basta clicar na pastinha). E então basta clicar em “Start” e esperar o seu vídeo ser renderizado e salvo! Simples assim. Pra você quem está começando pode parecer muita informação, mas você se acostuma rapidamente.

Eu costumo salvar meus vídeos em WMV (1280×720), assim não fica pesado e a qualidade é mantida. Se você gostou do Corel Videostudio, a versão usada é a Pro X7, porém as versões mais antigas seguem praticamente o mesmo padrão. Você pode baixá-lo aqui! Espero que esse guia ajude e em breve iremos falar mais de outras funções desse programa.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Diretor e um dos fundadores do site, desde seus 13 anos Adriano Magnavita se interessou por escrever histórias e depois de um tempo passou a reproduzi-las através do The Sims, em fotos. Em 2010 lançou sua primeira série em vídeo, A Inveja Mata, e em 2011 ficou conhecido por dirigir Lindas Mentirosas. Gosta de ajudar aos outros e acredita que pode fazer isso através do site.

2 Comentários on "Edição de Vídeo Básica Com o Corel Videostudio"

  1. Bruna Alves

    Muito útil! Eu estou tentando gravar uma machinima e agora já sei qual editor usar,muito obrigada por sua ajuda.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.