O Que Fazer e Não Fazer Na Hora De Dublar

1041 0
certoerrado

O que fazer e o que não fazer na hora de dublar? Essa é a questão que vem sobre a mente dos dubladores, ou pelo menos que deveria vir. Como são poucos os casos em que o criador da produção acompanha pessoalmente a gravação das falas, muitas vezes você pode ficar perdido na hora, então seguem algumas dicas:

O QUE FAZER:
1) Beba muita água antes para manter sua boca úmida (gravar com a boca seca é horrível);

2) Faça alguns exercícios que melhorem sua respiração, como inspirar pelo nariz e expirar pela boca fazendo som de “S” bem lentamente. Pra quem gosta, exercícios físicos também melhoram seu processo respiratório e consequentemente sua fala.

3) Faça alguns exercícios de voz simples que melhorem sua enunciação e articulação. Como exemplo, recite alguns “trava-línguas” (fale rápido):

“Pedro tem o peito do pé preto,
O peito de Pedro é preto.
Quem disser que o peito de Pedro é preto,
Tem o peito do pé mais preto
Que o peito do pé de Pedro”

“Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista.”

“Lalá, Lelé e Lili e suas filhas,
Lalalá, Lelelé e Lilili e suas netas
Lalelá, Lelalé e LeLali e suas bisnetas
Lilelá, Lalilé e Lelali e suas tataranetas
Laleli, Lilalé e Lelilá cantavam em coro
LÁLÁLÁLÉLÉLÉLILILI.”

4) Se seu nariz estiver congestionado, devido a alguma gripe ou outra coisa, faça uma assepsia antes pois nariz entupido altera a entonação da sua voz.

5) Grave as falas em um ambiente que você esteja confortável e que não seja interrompido toda hora.

O QUE NÃO FAZER:
1) NÃO LEIA APENAS, ATUE! Acrescente emoções nas falas, como pontuamos em guias anteriores, veja quais palavras são mais importantes pra dar ênfase a elas e tudo mais.

2) Evite fazer barulhos durante a gravação, como fungadas. Barulhos externos podem atrapalhar o diretor da série na hora de tirar o ruído de sua fala, mas como vimos nesse guia, você mesmo pode mandar as falas sem ruídos.

3) Coloque seu celular no silencioso para evitar barulho e até para não te distrair durante o processo e deixe ele longe de você pois pode causar interferência na gravação.

4) Não grave as falas por parcelas, tente gravar tudo de uma vez, mesmo que seu personagem tenha muitas falas, separe um tempo, pois se você gravar uma parte em um dia e terminar em outro, você pode acabar perdendo a vibe da cena.

Tantas dicas podem até te fazer pensar que a dublagem é algo complicado. Sim, não é tão simples como parece mas se você se comprometeu com isso, dê o seu melhor! Faça com excelência! Isso gera satisfação tanto pra você quanto pro diretor. E muitas dessas dicas não se limitam só para dublagens, mas também para seus relacionamentos, sua comunicação com as pessoas no dia-a-dia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Débora Magnavita é muito conhecida por ter dado voz como dubladora de diversos personagens, como Isabella de Coelho Maldito 2, Serena de Além do Paraíso e Hilary de Lindas Mentirosas. É diretora de Mistério em Venice Lagoon, e está constantemente procurando crescer. Acredita que pode ajudar muito acerca de dublagem.

Nenhum Comentário on "O Que Fazer e Não Fazer Na Hora De Dublar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.