Dicas Para Escrever um Bom Roteiro

1108 0

Oi pessoal! Depois de um tempo de reformas, estamos de volta- firmes e fortes- com os nossos guias de ajuda para quem pretende se aventurar no fantástico mundo das produções com The Sims. Hoje iremos comentar e dar dicas sobre roteiro. Sabemos que para se contar qualquer história seja no cinema, TV ou qualquer outro meio, precisamos de uma direção, de um “por onde começar?” o que vamos fazer? Que histórias iremos desenvolver? Para isso devemos ter bem claro na nossa mente o que queremos mostrar para quem vai assistir. E é aí que entra o roteiro. O roteiro nada mais é, que um guia que vai levar  os outros aonde VOCÊ  quer que eles vão. Trocando em miúdos: escreva toda a história do modo como você quer que ela aconteça, exatamente  todas as linhas, cenas e falas do modo que será mostrado na telinha. Isso também te ajudará na hora da filmagem e na hora de montar/editar é só seguir o script!

Para se fazer um roteiro bacana existem algumas coisas que tem ser levadas em consideração. Uma delas é a coesão. Um roteiro bem escrito, coeso, com histórias interessantes e bem amarradas  mantém o interesse do espectador pela história seja ela original ou não. Na hora de escrever a sua, é importante ler com calma e perceber se não há nenhuma ponta solta, nada que lá na frente alguém vá sentir falta e comentar “ué, mas ela não era cega?” aí é onde você lembra que sim, ela era cega mas você por descuido fez ela escolher uma roupa falando “me dá essa azul aí” entendeu? Hahaha gente, isso é só um modo bem humorado de ilustrar situações que eu já vi acontecer centenas de vezes nesse tempo todo que trabalho com  comunidades voltadas à séries. Então o fato é que as pessoas prestam atenção em tudo. E o maior erro nosso é achar que isso ou aquilo vai passar despercebido. Uma coisa ou outra pode até passar sim, mas é melhor não arriscar. Sua história vai passar mais credibilidade sem esse furos no roteiro.

Outra dica legal é fazer bons diálogos. Falas ajudam a criar aquele clima de evolvimento para quem está vendo. Dialógos bem feitos escritos de forma correta e usando uma linguagem clara, torna tudo muito mais fácil de ser visto e apreciado. Linguajar raso, chulo, não mantém o interesse e deixam os conflitos menos críveis. Muita gíria também não é legal, a não ser dentro de um contexto,  ou de algum personagem. Para se fazer um bom diálogo é interessante que tenhamos uma certa ‘bagagem’ cultural. Então ler, ver filmes e séries vão te ajudar bastante nisso.

E por último, escreva de uma forma que faça com que as outras pessoas entendam o que estão vendo, você está contando uma história, então conte todos os detalhes e as minúcias e desdobramentos dela. Um erro bastante comum de acontecer é a história ser bem clara e fazer sentido na sua cabeça mas não ficar assim tão clara para quem está vendo. Embora isso não faça muito sentido, acontece e muito! Então antes de começar a filmar, peça a alguém que leia o que você escreveu, se fizer sentido para ela, então significa que você conseguiu passar o que queria!

Bom galera, ficamos por aqui, em breve voltaremos com mais dicas legais para você começar sua carreira de diretor- simmer. Até a próxima!

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

About The Author

Administradora da maior comunidade voltada para produções feitas com The Sims no Orkut e agora no Facebook, Sah Oliver sempre foi apaixonada por esse meio e sempre dedicou parte do seu tempo para isso. Já assistiu as mais diversas produções, e ajudou muitos diretores com sua opinião sempre valiosa. Espera poder continuar incentivando as pessoas nesse meio.