Tutorial: Como Criar Poses Para The Sims 4 Com Sims 4 Studio

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The Sims 4 Studio

Olá pessoal! A grande novidade que está rolando ultimamente é a possibilidade de fazer poses e animações com Sims 4 Studio. A última atualização do programa introduziu a possibilidade de criar poses para o The Sims 4, substituindo as animações do CAS ou do próprio jogo (ainda não há nenhuma ferramenta como o Pose Player que adicione poses, por enquanto há apenas a possibilidade de substitui-las.

Você vai precisar de:
– The Sims 4 Studio
– Blender Studio 2.70 (O PROGRAMA SÓ TEM SUPORTE PARA ESSA VERSÃO, NÃO BAIXE OUTRA) (Tem como baixá-lo pelo The Sims 4 Studio)

Algumas fotos e o passo a passo foi retirado do blog oficial do desenvolvedor do programa Sims 4 Studio

Passo a Passo:

1) Abra O The Sims 4 Studio e clique em “Create Animation”

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2) Uma lista com todas as animações do jogo será mostrada. Aqui você tem duas opções: SUBSTITUIR UMA ANIMAÇÃO DO CAS ou SUBSTITUIR UMA ANIMAÇÃO DO JOGO.
Se quiser substituir uma animação do CAS, selecione na lista uma animação com o prefixo “a_cas”. Caso queria do jogo, procure por animações sem esse prefixo.

No exemplo em questão, o criador decidiu substituir o traço “a_cas_trait_lazy” que equivale ao preguiçoso.

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LEMBRE-SE QUAL FOI A ANIMAÇÃO QUE VOCÊ ESCOLHEU! Você só será capaz de achá-la no jogo se souber qual ação é equivalente à pose.
Selecione e depois clique em “Next”

3) Salve o arquivo em uma pasta que você possa achar facilmente (crie uma para as poses, ficará mais organizado). Após isso, você terá 3 opções
– Selecione o tipo de modelo que você quer que a pose/animação funcione (Adult Female, Adult Male ou Child, que seriam Mulher adulta, Homem adulto ou criança respectivamente)
– Clicando em Create New, você terá um arquivo EM BRANCO (sem nenhuma animação) com o mesmo número de frames da animação do jogo. (Caso queira começar uma animação do zero)
– Clicando em Export você irá exportar a animação para o Blender e poderá a animação previamente feita pela EA Games.

Screen Shot 01-16-15 at 09.52 PM

4) Salve o arquivo “.blender” em um lugar de fácil acesso
5) Dê 2 cliques no seu arquivo e ele deverá abrir automaticamente no Blender.
6) Você está quase pronto para começar a fazer suas poses no Blender! Você precisa ter em mente 2 coisas:
– Caso queira fazer uma animação, use toda a timeline, como se estivesse editando um vídeo
– Caso queira fazer uma pose (como se fosse 1 foto de uma animação completa) use apenas 1 frame!
Ficou em dúvida? Leia nossos tutoriais ensinando como fazer poses usando o Blender Parte 2! Ele é para The Sims 3 mas o jeito de animar é exatamente o mesmo!

Como o procedimento é o mesmo e todos os comandos do Blender estão explicados no tutorial, copiarei e colarei os passos aqui.

7) É hora de começar a fazer a sua pose/animação! Antes de fazer qualquer coisa, você precisará lacrar as suas articulações.

Você vai precisar lacrar a sua rig antes de começar a fazer qualquer modificação. Para fazer isso: Selecione uma articulação > Aperte “A” > Aperte “I” > Selecione a opção “LocRot”

Screen Shot 01-16-15 at 10.01 PM
Após a articulação lacrada, é hora de fazer sua pose. Novamente, leia nosso tutorial do Blender para saber exatamente tudo sobre as articulações e como movimentá-las. Você precisará movimentar as articulações dos seus sims para modificar o corpo deles.

Controles de movimentação de articulações

Clicar com botão direito do mouse em uma articulação – Seleciona a articulação desejada.
Clique com a roda do mouse e segure para rotacionar a câmera

R– rotaciona a articulação desejada (O ângulo de rotação vai depender do ângulo em que a câmera do Blender se encontra). Apertar R novamente muda a forma de rotacionar. Experimente!

Screen Shot 10-20-14 at 10.11 PM

Do lado direito do programa, clique no ícone do ossinho para ter acesso a mais opções de controle:

Location X,Y,Z: Move a sua articulação para os lados, cima e frente/trás respectivamente.

Rotation: Rotaciona a sua articulação dependendo dos valores alterados.

Scale: Aumenta o tamanho da sua articulação em determinada direção.

Vá modelando a sua rig até que você atinja o resultado esperado. Tenha em mente que fazer poses demanda paciência e não é fácil! Portanto, não desanime se suas primeiras poses ficarem ruins!

Screen Shot 01-16-15 at 10.08 PM

Caso deseje mover TODO O SEU SIM, selecione a articulação “b__ROOT_bind__ joint” e movimente-a

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Após finalizada a pose, prepare-se para EXPORTAR!

9) Após terminada a pose (não se esqueça de dar LocRot asssim que terminar) salve seu arquivo .blend (File> Save ou File> Save As…)

10) Volte para o Sims 4 Studio novamente. Clique agora em “Import…”. Após isso, clique na aba “Warehouse”

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Clique em “Edit…” Na linha “Events…”

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Clique em “Sound Event”. A seguir, modifique o “Time Code Number” para um valor maior que a quantidade de frames da sua animação. Caso não saiba, bote um valor alto como 3000

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Após isso, clique em “SupressLipSyncEvent” e mude o valor de “Timecode” para 0 (zero).

Clique em salvar!

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11) A aba Warehouse irá aparecer. Clique em “Save”. Salve seu arquivo .package e bote-o na pasta mods! Pronto, sua pose está pronta! 😀
Para acessá-la no jogo, basta selecionar a ação ou traço do sim cuja animação você escolheu substituir!

Caso prefira, pode conferir também o tutorial que o Loucos Lyne preparou totalmente em vídeo! Saca só:

Espero que gostem e se tiverem alguma dúvida, é só comentar! 🙂

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About The Author

No ramo há quase 10 anos, Rodrigo Chichierchio é diretor e um dos fundadores do Sims In Motion. Já produziu diversas séries, como Morada do Diabo e Além do Paraíso. Acredita que esse ramo é muito inexplorado e pode proporcionar experiências fantásticas para os que nele estão. Pretende continuar produzindo e ajudando as pessoas as se inspirarem.