Criando Poses & Animações Para The Sims 3 Com o Blender: Parte 2

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Esta é a segunda parte do tutorial de poses e animações do Blender para The Sims 3! Nesta 2ª e última parte, explicaremos como você poderá modelar suas poses e animações, além de ensinar como exportá-las para o jogo. 

É importante que, antes de você começar, você dê uma olhada na 1ª parte do guia: Criando Poses e Animações Para The Sims 3 com o Blender: Parte 1

Se você já viu e seguiu todos os passos, está na hora de começar!

FAZENDO POSES COM O BLENDER 

Talvez as poses sejam a parte mais fácil para quem quer começar a mexer com o Blender!

1º Passo: Exportar a sua rig para o Blender. (Se você não sabe como exportar, confira nosso guia)
Screen Shot 10-20-14 at 09.56 PM

Após importada, sua rig deve aparecer mais ou menos dessa maneira (É possível que haja uma pequena diferença dependendo da interface do seu Blender). Feito isso, é hora de começar a ARTICULAR SUA RIG.

O que são articulações no Blender?

As articulações em modelagem 3d, assim como na vida real, servem exatamente para permitir a movimentação entre/de determinadas estruturas. No Blender, cada ponto representado por um círculo ou um prisma representa uma articulação. É a partir dela que você será capaz de movimentar os membros do seu sim para criar a pose que você deseja.

No exemplo abaixo, eu puxei a articulação da pálpebra do meu sim justamente para criar esse efeito bizarro. Cada ponto marcado pelo poliedro corresponde a uma parte da rig diferente.

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2º Passo: Selecionar as articulações que você deseja modelar e começar a movimentá-las, até que sua pose esteja de acordo com o que você pretendia. Para você que está começando, é importante seguir fotos de revista para ter uma ideia de como modelar as suas articulações para ficarem realistas.

Controles de movimentação de articulações

Clicar com botão direito do mouse em uma articulação – Seleciona a articulação desejada.

R– rotaciona a articulação desejada (O ângulo de rotação vai depender do ângulo em que a câmera do Blender se encontra)

Screen Shot 10-20-14 at 10.11 PM

Do lado direito do programa, clique no ícone do ossinho para ter acesso a mais opções de controle:

Location X,Y,Z: Move a sua articulação para os lados, cima e frente/trás respectivamente.

Rotation: Rotaciona a sua articulação dependendo dos valores alterados.

Scale: Aumenta o tamanho da sua articulação em determinada direção.

Vá modelando a sua rig até que você atinja o resultado esperado. Tenha em mente que fazer poses demanda paciência e não é fácil! Portanto, não desanime se suas primeiras poses ficarem ruins!

Após terminada a pose, prepare-se pois iremos EXPORTAR.

FAZENDO ANIMAÇÕES COM O BLENDER 

Fazer animações é um processo complexo e bem complicado. Ele segue o mesmo raciocínio de fazer poses, portanto, leia as instruções acimas para aprender a como mexer no Blender.

No começo, seguiremos 2 passos bem simples antes de falar especificamente das animações.

1º Passo: Exportar a sua rig para o Blender. (Se você não sabe como exportar, confira nosso guia)

2º Passo: Você vai precisar lacrar a sua rig antes de começar a fazer qualquer modificação. Para fazer isso: Selecione uma articulação > Aperte “A” > Aperte “I” > Selecione a opção “LocRot”Screen Shot 10-20-14 at 10.29 PM

A partir daí, vamos passar a tratar de como fazer as animações. Mas, para as coisas se moverem ela precisa de uma linha do tempo certo? Certo!

A linha do tempo do Blender

Screen Shot 10-20-14 at 10.38 PM

Na parte inferior da interface do Blender, temos a nossa linha do tempo! Perceba que temos todos os botões como play, pause, avançar, etc. Perceba também que a marcação está em frames e não em segundos! Vamos fazer um pequeno cálculo então:

30 frames = 1 segundo

Portanto, tenha em mente sempre o cálculo em frames! Assim, a cada 30 frames irá corresponder a 1 segundo no seu jogo!

A partir daí é fácil! Pense em fazer animações como fazer várias poses que se mexem! Mova o cursor para o início da linha do tempo e faça sua primeira pose.

Após fazer sua primeira pose, mova o cursor na linha do tempo para a posição que desejar. Mude a pose do seu sim e LACRE assim que terminar (faça isso para cada alteração que você fizer)! Vá repetindo esses passos até você ter o resultado obtido com a animação.

Fazer animações não tem segredo, é apenas questão de prática. Vá seguindo os passos acima até ficar plenamente satisfeito com a sua animação. Assim que terminar prepare-se, pois iremos EXPORTAR!

EXPORTANDO POSES/ANIMAÇÕES PARA O THE SIMS 3

1º Passo: Clique em “File” no canto superior esquerdo, e selecione “Export”>”Sims 3 Animation” (.animation)

2º Passo: Uma nova caixa aparecerá e pedirá para você digitar o nome que você quer dar para a sua animação.

O NOME DA SUA POSE/ANIMAÇÃO PRECISARÁ COMEÇAR COM UM PREFIXO ESPECÍFICO:

a_nomedapose: Sims Adultos (ex: a_mandandobeijinho)

p_nomedapose: Bebês Sims (ex: p_mamadeira)

c_nomedapose: Crianças Sims (ex: c_mandatchau)

ah_nomedapose: Cavalos Adultos (ex: a_trotando)

ad_nomedapose: Cachorros de porte grande (ex: ad_roendoosso)

al_nomedapose: Cachorro de porte pequeno (ex: al_dormindo)

ac_nomedapose: Gatos Adultos (ex: ac_boladela)

3º Passo: Após apertar OK, uma nova janela irá aparecer. Sua pose estará com o nome salvo e com vários números em sua frente. Ignore esses números e vamos em frente! NÃO MUDE O NOME DO ARQUIVO!

4º Passo: Clique no botão “Save Sims 3 Animation”.

5º Passo: Precisaremos exportar a animação para o jogo como arquivo “.package”. Abra o S3PE.

6º Passo: Clique no menu “File”>”New”>”Resource”>”Import”>”Choose From File”.

7º Passo: Procure o arquivo da animação que você acabou de salvar do Blender e clique em “Open”

8º Passo: Clique em OK e NÃO MUDE NADA!

9º Passo: Clique em “File” e salve como “.package”. Nomeie o arquivo com o mesmo nome que foi dado à animação anteriormente.

10ª Passo: Copie o seu package para o seu jogo e é isso!

Espero que tenham gostado e que o tutorial tenha sido útil! Comentem! Até a próxima pessoal!

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About The Author

No ramo há quase 10 anos, Rodrigo Chichierchio é diretor e um dos fundadores do Sims In Motion. Já produziu diversas séries, como Morada do Diabo e Além do Paraíso. Acredita que esse ramo é muito inexplorado e pode proporcionar experiências fantásticas para os que nele estão. Pretende continuar produzindo e ajudando as pessoas as se inspirarem.